quinta-feira, 30 de junho de 2011

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO CONVOCAM CUIABÁ PARA ATO - HOJE, ÀS 14H NA PRAÇA ULISSES GUIMARÃES!


Trabalhadores da Educação convocam mais uma vez a comunidade da baixada cuiabana para ato CONTRA A PRECARIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO e pretensa ILEGALIDADE da Luta iniciada no último dia 6 de junho. A concentração vai ser na Praça Ulisses Guimarães (em frente ao Shopping Pantanal), a partir das 14h.

COMUNIDADE ESCOLAR DA ESCOLA HELIODORO SAIU ÀS RUAS DO BAIRRO PARQUE CUIABÁ PARA PROTESTAR CONTRA REPRESSÃO DO ESTADO À GREVE!



Notícia surpreendente, principalmente quando a tendência tem sido o abandono da luta, depois de ataques na televisão aberta (financiados pelo Governo de MT que não tem dinheiro pra financiar a Educação) à greve e que a mesma foi decretada pelo judiciário (corrupto) de “ilegal”! Vou relatar exatamente como presenciei este fato e contextualizar a todos (as) os leitores (as) deste blog, o que a magnitude deste ato que ocorreu ontem.

O Parque Cuiabá, antes de mais nada, se trata de um bairro localizado na Zona Sul da cidade, ao lado de bairros como Parque Atalaia, Nossa Senhora Aparecida, Cohab São Gonçalo, entre outros. Possui duas escolas estaduais públicas tradicionais, de pelo menos 30 anos de existência (não sei ao certo) cada: Salim Felício e Heliodoro Capistrano da Silva. Cada escola, da mesma forma que várias outras do Estado, conta com professores efetivos (alguns, desde os primeiros anos das mesmas) e interinos. Quando a greve foi deflagrada, as duas escolas aderiram e paralisaram às aulas, assim como as principais escolas públicas da região. Entretanto, no início da quarta semana da Greve, devido aos ataques constantes, ameaças de demissão e exoneração, ilegalidade da greve, corte de ponto (registrar falta em serviço, mesmo com a greve em andamento), várias escolas da Zona Sul retornaram e, no bairro Parque Cuiabá, uma caiu que foi a Escola Estadual Salim Felício. A Escola Heliodoro, por sua vez, chamou uma reunião com toda a comunidade escolar (pais, professores e alunos), divulgada em carro de som no bairro e, durante a reunião, decidiram pela MANUTENÇÃO DA GREVE e mais ainda: que marchariam pelo bairro pra publicizar a toda a população qual é o principal objetivo dessa greve, que tem sido deturpado constantemente na Mídia tradicional.

E ontem, por volta das 19:00h, esta comunidade escolar saiu em marcha nas principais Avenidas do bairro com palavras de ordem, como “A greve é legal, ilegal é o tribubal” ou “Chega de ditadura”, puxadas por vários que estavam presentes. A marcha ainda estava sendo acompanhada pelo grupo de fanfarra da escola, que deu uma grande visibilidade, e carro de som. O ponto alto foi quando a marcha parou em frente à Escola Salim Felício (furona...) e pediu para que os professores e alunos acompanhassem a iniciativa e (pasmem!) alguns acompanharam, conforme relato de professores. Então, após a marcha pelas principais avenidas, a Comunidade Escolar se reuniu em circulo no Centro Cultural do Bairro (espaço aberto), algumas falas foram feitas, inclusive por mãe declarando apoio à luta, e o ato foi encerrado.

Por fim, voltei pra casa extasiado, emocionado e com a missão de relatar estes acontecimentos, pois expressam, com toda a sua simplicidade, que não é hora de recuarmos, de cogitarmos a abaixarmos a cabeça para repressão, mas de sairmos às ruas e partirmos para o enfrentamento. Não pode ficar para depois, para o futuro, as melhorias na Educação deste país. Portanto, que este exemplo sirva a várias escolas e professores grevistas e que estes também convoquem a comunidade escolar para luta!

• Nota escrita pelo Prof. Me. Bruno Pinheiro Rodrigues

terça-feira, 28 de junho de 2011

GRÉCIA, 28 DE JUNHO DE 2011...


Enquanto isso na Grécia: GREVE GERAL...

NESTA QUARTA ACONTECERÁ EM CUIABÁ PALESTRA COM A PROFª AMANDA GURGEL.


Atividade muito importante para pensarmos de maneira contextualizada a Greve na Rede Pública Estadual  de Mato Grosso, juntamente com as greves que se espalharam pelo Brasil (SC, MG, RN e CE, por exemplo), além do indicativo de greve nas Universidades Públicas do Brasil.

MESMO DIANTE DA REPRESSÃO, TRABALHADORES DECIDEM PELA CONTINUIDADE DA GREVE!




"A greve continua, Silval a culpa é sua!", assim gritaram ontem nas ruas do centro de Cuiabá, os (as) trabalhadores (as) da educação em resposta a repressão estatal à greve, iniciada no dia 6 de junho. Por uninamidade, na Assembléia Geral realizada ontem, na E.E. Presidente Médici, todos (as)assumiram o compromisso de que ninguém volta às salas de aula, enquanto não forem ao menos atendidas parcialmente as reivindicações da greve, pois até o presente momento, o Governo do Estado tem se mostrado irredutível para negociações, e no lugar de conversar com trabalhadores, tem ido à mídia aberta coagir profissionais (ameaça de demissão), propagar mentiras (por exemplo, que não tem 'dinheiro em caixa') e, paralelamente, impor o status de "ilegal" à greve.

Atualmente 70 % das escolas no estado inteiro estão paralizadas e uma das propostas aprovadas na Assembléia é de que as mobilizações se intensifiquem para que aquelas escolas que voltaram, também paralizem e se somem à luta, pois este é o momento decisivo da Greve, que exige coesão total da categoria - furo de greve enfraquece a todos.

Nesse sentido, além da continuidade na paralização das aulas, outras atividades foram aprovadas: (1) intensificação na participação do Acampamento que está montado na Praça Ulisses Guimarães (em frente ao Shopping Pantanal) e (2) Ato Público na quinta-feira a partir das 14:00h - o local ainda não foi definido, mas será divulgado nos próximos dias no acampamento.

Sobre a multa ao sindicato e as consequências do 'status de ilegalidade' aos trabalhadores, uma posição foi tomada: recorrer até a última instância do judiciário para reverter a liminar - esforço que já está sendo realizado desde que o sindicato foi notificado. De acordo com lideranças sindicais, NUNCA o motivo de "ilegalidade" provocou o fim de uma greve e não vai ser agora.

Ontem ainda, durante a Assembléia, vários setores da sociedade - partidos eleitoreiros, organizações autônomias, enidades, entre outras -, manifestaram apoio à causa dos trabalhadores, como representantes do Grémio Estudantil da E.E. Liceu cuiabano, na fala do estudante Victor, que disse que tinha vergonha dos professores de sua escola, que furando a greve na volta às salas de aulas contrariando a decisão da Assembléia da categoria, enfraquecem o processo democrático.

Ao término da Assembléia, trabalhadores da educação, marcharam para o Centro de Cuiabá e gritaram e em alto e bom som que a "Greve continua" e a população APLAUDIU de pé a coragem e determinação do movimento, pois todos (as) estão saturados de promessas, sempre para um futuro distante, de pouca ação e muita demagogia!

* Relatório escrito pelo Prof. Me. Bruno P. Rodrigues

segunda-feira, 27 de junho de 2011

"Greve da Educação: os bastidores do poder" (Parte 1).



Este video foi produzido por professores grevistas lá de SC. De maneira bem-humorada são apresentadas algumas estratégias de um Governo Estadual pra enfraquecimento de uma greve, paralelamente aos impactos da atuação da categoria em "Comando de Greve". Sobre este último ponto, e pensando a realidade em nosso estado, é injustificável a não-formação de um COMANDO DE GREVE PARA ALÉM DA DIREÇÃO DO SINTEP. A argumentação de que o "Estatuto" da entidade proibe algo que é comum a qualquer greve, é um tapa em nossa inteligência.

ASSEMBLÉIA GERAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO: HOJE, ÀS 14:00H NA E.E. PRESIDENTE MÉDICI.




Assembléia decisiva para continuidade ou não da Greve, frente aos ataques do Governo Estadual e a briga na justiça pelo direito e manutenção da luta. Todos (as) estão convidados a comparecerem e acompanharem este momento.

domingo, 26 de junho de 2011

"Por uma greve combativa, fazendo frente ao governo do latifúndio" (Autonomia e Luta N° 06).



Chega de sermos destratados. De sermos ignorados. Este é o momento de canalizar as nossas energias para greve . Greve que para nós não rima com a passividade dos dirigentes do sindicato, nem mesmo com a calmaria com que o governador Silval Barbosa e a SEDUC encaram o nosso movimento. Este é o momento de potencializar a greve agitando as nossas demandas e não aceitando as migalhas que caem da mesa farta deste governo omisso em relação aos trabalhadores.

Estamos a mais de 10 dias em greve e observamos o mesmo descaso com o qual os governos e a secretaria sempre trataram e tratam a educação. Nesses dias, pudemos assistir a uma chuva de falas na televisão desautorizando nosso movimento, ludibriando a sociedade com acusações contra os trabalhadores, enfim uma gama de engodos e distorções... Reuniões com as direções das escolas com ameaças infundadas, mas não retrocedemos, o movimento segue forte até a vitória.

A greve ganhou adesão praticamente de todos os municípios do Estado de Mato Grosso, como há muito tempo não se via, além de estar acontecendo em vários Estados do Brasil, como Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Ceará... Trabalhadores da Educação, de norte a sul do país, gritam “Já BASTA!” às condições precárias e desumanas em que estão submetidos diariamente: falta de infra-estrutura, salário de miséria e longas jornadas de trabalho.

Enquanto os representantes do poder público afirmam, mentirosamente, que não existem recursos financeiros disponíveis, nem planejamento orçamentário, para o atendimento das reivindicações (básicas) da categoria, vemos os mesmos aumentarem o próprio salário descaradamente para 26,7 mil e proclamarem ao restante do Brasil o crescimento estadual de MT, que ultrapassa até a média nacional. A pergunta aqui não poderia ser outra: para onde está indo esta riqueza?

Por outra via, não são poucas as críticas quanto à maneira como esta Greve tem sido conduzida: negociações e proposições centralizadas na direção do SINTEP-MT e a grande maioria dos trabalhadores da Educação sem informações nem calendários de luta. Sequer, foi formado um Comando de Greve, ficando a mesma personificada na direção da entidade. As notícias muitas vezes nos chegam por fontes pouco confiáveis como a televisão aberta. A direção não vem encaminhando os outros pontos de pauta...
Chega de Trabalho Escravo! Nestes dias de mobilização a base dos Trabalhadores da Educação deixou claro que o que legitima esta Greve não é somente a questão salarial, embora esta também seja importante. Não podemos mais admitir situações escandalosas como o não-pagamento da hora-atividade de profissionais que fazem o mesmo trabalho que efetivos e não recebem pelo mesmo. Outra distorção são os trabalhadores de nível fundamental que recebem menos que um salário mínimo por 30 horas de trabalho sem praticamente ter um plano de carreira e salário. Exigimos que a direção do sintep não se omita e encaminhe a reivindicação desses pontos.

Não podemos aceitar de modo algum os abusos do governo e a falta de respeito para conosco. Estamos em luta e merecemos ser respondidos. Isso por si só já nos assegura um mínimo de dignidade.

Por tudo isso, conclamamos os(as) trabalhadores(as) da educação a se unirem mais e mais, mobilizando e fortalecendo nosso movimento grevista. É o momento de intensificarmos as nossas ações com atos de rua... e não deixarmos a greve na mão apenas da direção do Sintep. Divulgando nosso movimento e envolvendo a sociedade, exigindo do governo o atendimento das nossas pautas, pois elas são justas e imprescindíveis.


É NA LUTA QUE ARRANCAREMOS A NOSSA VITÓRIA!
O NOSSO MOVIMENTO CRESCE E SE FORTALECE NA RUA! AVANÇAR EM NOVAS CONQUISTAS! NEM UM PASSO ATRÁS!

Venha somar ao Autonomia e Luta.
autonomiaelutamt@gmail.com



Obs. Autonomia e Luta é um boletim produzido por trabalhadores da educação de Mato Grosso inconformados com a precarização da educação e descontentes com o
imobilismo da direção sindical (SINTEP).

Fonte: BLOG DO AUTONOMIA E LUTA (clique no link).

"A greve" por Mauricio Ramos Marques.



Animação que tem por fim retratar o problema da exploração da mão de obra. Realizada integralmente através de desenhos no Pait.

Concepção, arte e montagem: Maurício Ramos Marques

"Kryrie" (música de Edu Lobo)

sábado, 25 de junho de 2011

"Greves em pauta" pelo Prof. Dr. Roberto Boaventura (UFMT).



Depois de longo tempo sem que as greves pudessem se manifestar, em função de sindicatos cooptados, o País começa a ver muitas manifestações de trabalhadores insatisfeitos.

Por aqui, destaco a greve dos professores da rede estadual. Recentemente, participei, a convite do Sintep-MT, de um debate sobre o modelo em que está estruturada a rede de ensino público: o ciclo de formação, substituindo o regime das séries.

De início, lamento a ausência – mesmo justificada – da assessora da Seduc ao evento. Por coincidência trata-se de uma colega do Instituto de Educação/UFMT. Há anos tento estabelecer diálogo acadêmico com meus pares especialistas em educação. Orquestradamente, eles permanecem no silêncio.

Registrei essa ausência – não substituída – porque foi um momento rico em que os professores da rede expuseram suas angústias profissionais. Uma se refere ao contingente de professores contratados precariamente. Há escolas em que efetivos sejam minoria. A outra se refere aos tais “ciclos”.

No que toca à efetividade dos docentes, eis uma preocupação. Conheço casos de professores, ex-discentes de Letras, que passaram em concursos da Seduc e pediram exoneração. Motivos: salários, más condições de trabalho e doentia ambiência escolar. Como os dois primeiros itens nos são conhecidos, enfatizo o terceiro ponto, salvando as exceções.

Começo exemplificando com o que ouvi de um professor de Inglês, aprovado em 2º lugar no penúltimo concurso. Em que pese suas qualidades, inclusive a de ser excelente orador, alunos de 14 e 15 anos não lhe permitiram sequer desejar um “bom dia”, nem em português. Além de perceber estudantes drogados, ouviu a seguinte sugestão: “seja bem tranquilo, professor, caso não queira pra sua cabeça”. Resultado: exonerou-se no dia seguinte para preservar sua vida. Ouvir seu relato é desolador. Aqueles alunos já são frutos dos ciclos de “formação humana”. O fracasso dessas experiências é visível a olho nu.

Nesse sentido, tudo isso coaduna com relatos de acadêmicos meus que estão visitando escolas e entrevistando diretores, supervisores, orientadores, professores e alunos. Resguardando exceções, os relatos estarrecem. Em um deles foi exposto que a escola estadual mais próxima geograficamente à UFMT desativou o ensino do noturno por conta do vandalismo. Se for, posso prever o futuro: outras unidades farão o mesmo. Mais: em breve, o turno vespertino também será desativado; pouco depois, será a vez do turno da alvorada. Tudo é questão de poucas décadas. Quem (sobre)viver, verá o desmonte do sistema; ou melhor, do País!

Não tenho dúvidas da complexidade e abrangência político-sociopedagógicas que envolvem tudo isso. Todavia, a flexibilização do rigor na educação é um dos motivos centrais de uma sociedade irresponsavelmente permissiva e corrupta. Nesse sentido, o espanto de um dos meus acadêmicos africanos conveniados com a UFMT chamou atenção. Ele estava assustado com o que viu numa escola: completa falta de respeito dos estudantes com os professores. Perguntei-lhe se em seu país – Guiné-Bissau – era diferente. “Sim. Lá, um aluno não desrespeita um professor. Se tentar, ele é punido pela escola e pelos pais”, respondeu-me.

Pois por aqui é diferente. Essa diferença, que é uma aberração, nos “ranqueia” como uma das piores educações do planeta. Logo, salvar as novas gerações, por meio de rigorosa educação, deve ser nosso maior desafio.

No próximo artigo, falarei da “enturmação dos ciclos”, adotado pela Seduc. Sabem o que isso? Preparem-se.


*ROBERTO BOAVENTURA DA SILVA SÁ - dr. em Ciência da Comunicação/USP e prof. da UFMT

sexta-feira, 24 de junho de 2011

MAIS REPRESSÃO DO ESTADO: A LUTA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO É ILEGAL?



A terceira semana da Greve dos Trabalhadores da Educação está encerrando hoje, 24 de junho, e até agora, em nenhum momento desta greve, o ilustríssimo Governador do Estado de MT, Silval Barbosa, se dispôs a conversar com a categoria, sempre alegando compromissos mais "importantes", sendo incumbida para tal a responsável pela Secretária da Educação no Estado, a senhora Rosa Neide. A situação tem sido muito clara: como o DIÁLOGO não avança com a Secretária, pois esta só se restringe em afirmar aquilo que todos (as) já estão cansados de ouvir - "não tem recurso", "não tem planejamento", etc., etc.(mas tem pra bancar propaganda em televisão aberta e aumento de salário de parlamentar) -, a categoria tem buscado conversar diretamente com o Governador do Estado. Todavia, uma audiência com o Governador do Estado tem sido tão difícil quanto uma audiência com o Presidente dos EUA, pois o mesmo tem fugido do DIÁLOGO com a categoria, como o diabo foge da cruz...

Por outra via, enquanto se negam ao DIÁLOGO com os Trabalhadores da Educação do Estado, têm ido à Mídia Coorporativa quase que diariamente desqualificarem a luta dos Trabalhadores, conclamando aos mesmos que voltem à sala de aula, pois segundo a "versão oficial", estamos prejudicando cerca de 400 mil estudantes no Estado inteiro! Ou seja, na visão dos gestores do latifundio, somos nós, trabalhadores da educação, os responsáveis por todo fracasso que é a Educação Pública neste país! Somos nós, trabalhadores desmotivados que mal ganham pra 'sobreviver', os responsáveis pelo "caos na educação"! Tudo ocorreria de maneira maravilhosa, segundo os tais gestores, se simplesmente os trabalhadores voltassem com o "rabo entre as pernas" à sala de aula e se calassem...

E como se não bastasse, a REPRESSÃO do Estado assumiu outra forma: no último dia 22 de junho, depois do pedido 'duvidoso' do Governo do Estado de MT, o Desembargador José Tadeu Cury (grave bem este nome e depois faça uma pesquisa na internet...) decretou ilegalidade da greve! Isso mesmo, o senhor desembargador entendeu que todas as reivindicações da categoria são ILEGAIS, mesmo diante de uma série de estudos que escancaram a DESVALORIZAÇÃO explícita da categoria em relação a outras profissões, ao escasso investimento na educação no Estado de MT (era pra ser até 35% do orçamento do estado, mas atualmente é 25%...)!!! Segundo a Procuradoria do Estado, a greve teria se tornado ILEGAL porque estaria impedindo a prestação de serviço público, que é ESSENCIAL num Estado de Direito, como se esse serviço público tivesse sido prestado em algum momento na história da educação pública deste país, com alguma eficiência ou qualidade... Esta liminar, em outras palavras, é um golpe baixo não somente aos trabalhadores da educação, que estão tentando um DIÁLOGO de todas as formas com os gestores do Estado, mas até mesmo ao próprio instrumento de luta conquistado historicamente pelos trabalhadores deste país, que é a GREVE. Simplesmente, querem NEUTRALIZAR, por meio dos poderes ILIMITADOS que hoje possui o judiciário neste país, a nossa voz e nossa indignação.

De acordo com informações do Sintep, a Assessoria Juridica da Entidade já está recorrendo a esta referida decisão e, na segunda-feira (27/6), acontecerá uma Assembléia Geral dos Trabalhadores da Educação de MT, na Escola Presidente Médici, a partir das 14:00h, para decidirem uma tomada de posição sobre a Greve.

Por fim, o que precisamos fazer para que os gestores públicos deste Estado entendam e compreendam a nossa força? Uma GREVE GERAL? Eis a pergunta que tem pairado no ar...

* Nota escrita pelo Prof. Me. Bruno Rodrigues



quarta-feira, 22 de junho de 2011

AMANDA GURGEL PALESTRA EM CUIABÁ NO DIA 29/6!




Exatamente no mesmo momento que a repressão estatal do Governo do Latifúndio se intensificou - televisão aberta, liminares no judiciário e pressões realizadas em coordenações das escolas que estão em greve para que as mesmas furem a ação coletiva dos trabalhadores da educação -, no próximo dia 29/6 (quarta que vem) a professora Amanda Gurgel palestra em Cuiabá, numa atividade organizada em conjunto por várias forças sindicais e entidades. O evento acontecerá no Auditório do Centro Cultural da UFMT, às 10:00h. A partir das 14:00h, o evento prosseguirá com Ato na Praça Ulisses Guimarães - a mesma do Acampamento.

Amanda Gurgel se trata de uma professora da Rede Pública do Rio Grande do Norte, que mês passado, devido a uma contundente intervenção em Auditoria realizada com representantes do Governo do RN para discutir a Educação Pública daquele estado, obteve grande popularidade, a ponto de participar de Programas de grande popularidade na Televisão Aberta - "Programa do Faustão", por exemplo -, além de virar sensação no site Youtube. Pra quem não conferiu, abaixo o video de intervenção da Professora e, adiante, a entrevista concedida no referido programa:



TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO FAZEM VIGÍLIA EM FRENTE AO PALÁCIO PAIAGUAS!




Desde a parte da manhã Trabalhadores da Educação permanecem em Vigília em frente ao Palácio Paiaguas, no Centro Político Administrativo de MT, cobrando do Governo do Estado o atendimento das reivindicações da greve. Até o presente momento, está acontecendo o que já era previsto: o Governador do Estado, Silval Barbosa, não deu as caras, assim como também não compareceu na Audiência com os Trabalhadores da Educação, do último dia 8 de junho - na ocasião, o mesmo tinha um "compromisso mais importante"... E aqui as perguntas não poderiam ser outra: por que Silval está fugindo do debate??? Do que Silval tem medo???

terça-feira, 21 de junho de 2011

HOJE, ÀS 17H: TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO BATEM NA PORTA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DE MT!



Bispo Dom Manuel Edmilson recusa homenagem do Senado Federal, afirmando que o ato dos parlamentares de aumentarem o próprio salário foi um atentado contra os direitos humanos e que deveria subir na mesma proporção do salário mínimo e aposentadoria...

E continuando a luta, hoje, às 17:00h os Trabalhadores da Educação, acampados na Praça Ulisses Guimarães se encaminharão para Assembléia Legislativa, a fim de pressionarem os parlamentares a se "sensibilizarem" e contribuírem com suas obrigações, pois até agora - terceira semana de greve - a única movimentação foi na base do "discurso"...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO ESTÃO ACAMPADOS NA PRAÇA ULISSES GUIMARÃES!



Trabalhadores da Educação, desde a tarde desta segunda (20/6), estão acampados na Praça Ulisses Guimarães, que fica localizada na Av. do CPA, em frente ao Shopping Pantanal. A intenção é expor para toda a sociedade o DESCASO do Governo do Estado, que não quer investir na educação e nos seus trabalhadores, além de os desrespeitar abertamente, por meio da SEDUC, com propagandas veiculadas na televisão aberta e pressões vergonhosas em escolas para que profissionais do setor FUREM A GREVE - a famosa e velha tática do "dividir para conquistar"...

Esta é Greve é de todos (as) nós! Por isso, os (as) trabalhadores (as) acampados convocam toda a sociedade a comparecerem no acampamento e participarem dos debates.

DAQUI A POUCO ACONTECERÁ ATO EM FRENTE À SEDUC-MT!


Já que o Governo Estadual não sai na inércia a não ser pra tentar dividir os Trabalhadores da Educação de MT e colocar a sociedade contra os que não se calam frente ao descaso com a educação pública, daqui a pouco, às 14:00h, vamos bater na porta da SEDUC (Secretária de Educação) de MT, que fica localizada no Centro Político Administrativo de Cuiabá.

Todos (as) que se sentem prejudicados com esse descaso, sintam-se convidados (as) a comparecerem no ato!

*Foto tirada por Max Rodrigues dia 16/6 no Ato Público dos Trabalhadores da Educação.

domingo, 19 de junho de 2011

Um momento para reflexões...

1 - O Brasil tem 63 profissoes regulamentadas. Por que a profissão de Professor não é regulamentada?
2 - Já comparou o valor do Salário Mínimo Profissional das profissões regulamentadas com curso superior com o que estamos lutando?
A Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 regulamenta o piso salarial profissional (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) a partir de 1º de janeiro de 2010.
4 - Caso o ente federativo não consiga arcar com os salários, cabe a União complementar o valor para que o piso seja respeitado (artigo 4º da Lei 11.738).
5 - O piso será atualizado, a partir de 2009, sempre no mês de janeiro (artigo 5º da Lei nº 11.738).
6 - A jornada de trabalho tem o "limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades e interação com os educandos" (parágrafo 4º do artigo 2º), não separando contratado de efetivo.
7 - O artigo 61 da Lei Complementar nº 4, de 4 de outubro de 1990 assegura "a isonomia de vencimento para cargos de atribuições iguais".
8 - Ainda na LC nº 4, no artigo 266, informa que "nas contratações por tempo determinado serão observados os padrões de vencimento dos planos de carreira do órgão ou entidade contratante".
9 - A Constituição do Estado de Mato Grosso em seu inciso III do artigo 237 informa que "1/3 (um terço) é destinada a planejamento e estudos extra-classe na função docente".
10 - O Estado de Mato Grosso deve aplicar anualmente "nunca menos de trinta e cinco por cento da receita resultante de impostos, inclusive a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento de educação escolar", artigo 245 da Constituição Estadual.
11 - Se atualmente usa só 25% (argumenta com legislação federal), logo, deixa de investir o equivalente a 40% do que diz que usa.
12 - Cabe ao Legislativo, conforme artigo 26 da Constituição Estadual, fiscalizar, controlar e julgar ações do Executivo.
13 - Ainda para o Legislativo, o artigo 240 da Constituição Estadual diz que "a definição da Política Educacional é privativa da Assembléia Legislativa:" e em seu parágrafo único "cabe à Assembléia Leigislativa toda e qualquer iniciativa, revisão, fiscalização e atualização de leis, regulamentos ou normas necessárias ao desenvolvimento da educação escolar pública e privada.
14 - "Em caráter excepcional, até 2018, na ausência de professores licenciados em Filosofia e Sociologia, admitir-se-á em caráter excepcional, docente habilitado em Ciências Sociais, história ou Pedagogia", parágrafo 1º do artigo 33 da Resolução Normativa nº 002/2009 - CCE/MT.
15 - Quanto à reposição das aulas, devemos estar atentos quanto aos(ás) professores(as) que trabalham em mais de uma escola, quando pode ocorrer incompatibilidade de horários.
16 - Assim, além da greve, devemos utilizar outros instrumentos que possibitem melhorar a Educação Básica em nossa sociedade.
Prof. Wilson

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Escola Pública no Japão X Escola Pública no Brasil

Educação Pública no interior de MT: alunos estudam em barracão improvizado!


Alunos de duas escolas públicas, em Barra do Bugres, estudam em barracão improvisado. Confiram aí a Matéria (clique no link) e tirem suas próprias conclusões.

Obs. Pauta sugerida por Carla Novaes, professora da Rede Pública de Varzea-Grande.

EM RESPOSTA AO DESCASO COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA PROFESSORES DIZEM: "A GREVE CONTINUA"!

Foto de Denise Soares_Marcha pelo centro de Cuiabá-MT.


Depois de sucessivos ataques do Governo Estadual à Greve iniciada pelos Trabalhadores da Educação no último dia 6 de junho, ontem, em Assembléia Geral do Estado, representantes de vários municípios do Estado de MT disseram enfaticamente: A GREVE CONTINUA e por tempo indeterminado.

A Greve já está completando a segunda semana, entretanto, as únicas ações do Governo Estadual têm sido, além de fazer propostas escusas (tralhadores voltarem à sala de aula sem aumento decente de piso salarial, etc), GASTAR DINHEIRO PÚBLICO com financiamento de propagandas na Televisão Aberta, no intuito de convencer trabalhadores grevistas a retornarem às jaulas (salas de aula) e colocar a sociedade contra a categoria.

E ontem mesmo, após a Assembléia, o novo tom da Greve já pôde ser percebido, com a Marcha realizada nas principais avenidas do Centro de Cuiabá, que levou cerca de 3 mil profissionais. As atividades, de acordo com as propostas aprovadas ontem em Assembléia, terão continuidade com um ato em frente a SEDUC, na Segunda-Feira a partir das 14:00h e, posteriormente, com a formação de um ACAMPAMENTO DE MOBILIZAÇÃO PERMANENTE DA GREVE, na Praça Ulisses Guimarães (Av. do CPA).

Neste momento a palavra de ordem é esta: A LUTA CONTINUA e agora vai para às ruas e praças! E esta luta não é somente dos trabalhadores da educação. Você, estudante e pai, compareça e participe da mobilização por Educação de Qualidade!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

AMANHÃ ACONTECERÁ ASSEMBLÉIA DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO E ATO PÚBLICO!



Está agendada para amanhã a realização de uma Assembléia entre os trabalhadores da educação do Estado de MT, a partir das 14:00h na Escola Estadual Presidente Médici (Av. Mato Grosso, Centro de Cuiabá). A discussão central se dará em torno da posição oficial do governo estadual frente às reivindicações da categoria e sobre a continuidade da Greve - portanto, assunto de interesse a todos (as) os profissionais da educação, estudantes, pais e sociedade geral.

Após a Assembléia, também está prevista a realização de uma Marcha até a parte central da cidade.

Não deixem de participar, ver e ouvir diretamente o que vai ser discutido! Não fiquem esperando pela informação da Televisão Aberta, que além de ser "filtrada", é comprada...

"Sobre a Greve e Privatizações" por Jelder Pompeo.



Vivemos um momento de completo descaso com praticamente, se não todos, setores públicos. Para alguns setores, a indiferença ou mesmo os ataques por parte dos governantes vem de longa data e são recorrentes, como o caso da Saúde e Educação.

Tanto que a crise instalada em ambos setores tem se generalizado de ...forma tamanha que está se tornando insustentável o exercício dessas profissões.

Não estamos enfrentando apenas um problema de gestão pública, como é colocado a todo o momento pelos próprios “gestores”, mas sim, estamos visualizando políticas estruturadas que visam esse fim.
Por que, os gestores preferem admitir sua “ineficácia” e deteriorar ainda mais os serviços públicos ao invés de buscar formas de solucionar os problemas?

A resposta está a nossa frente, porém, está escamoteada por uma série de desculpas: orçamentárias e com alegações de ineficiência do setor público.

Sinteticamente: a recente crise do capital, encarada como “marolinha” pelo então presidente da república, Luis Inácio, tem se demonstrado um tsunami.

No auge da crise, o governo batia no peito falando que os efeitos dela não atingiriam o Brasil e se atingissem seriam mínimos. A primeira vista parecia mesmo que quase não sofreríamos.

Com exceção, é claro, do setor produtivo, que amargou uma onda de demissões pouco, ou nada, divulgada.
No mais, a vida corria normalmente, com direito até o incentivo ao consumo, reduzindo Impostos como o IPI (Imposto sobre Produtos industrializados).

A bonança, porém, durou pouco. A ressaca do consumo gerada nesse período é sentida agora, com praticamente, toda população afundada em dívidas. O problema é que as dívidas não foram “apenas” individuais.

O pacote para conter a crise criada pelo governo para salvar os principais responsáveis por ela, ou seja, os bancos e empresas deixaram um grande rombo nos cofres públicos.

Para liquidar essas dívidas, adivinha a quem o governo recorreu? Justamente aqueles que nada têm a ver com ela, ou seja, os trabalhadores.

Por isso, estamos presenciando diariamente a venda de setores públicos, em forma de privatizações e concessões, e os ataques constantes aos direitos trabalhistas, como a flexibilização de direitos e congelamento de salários.

No nível nacional vemos o congelamento do salário de todos os funcionários público federais até 2019.
Em nível estadual a terceirização da Saúde, o descaso com o reajuste salarial dos professores.

A nível municipal, além da questão salarial dos funcionários do município, na ultima quinta feira dia 08 de junho, foi aprovado na câmara um projeto que praticamente extingue a alimentação do fundo previdenciário do município, isentando a prefeitura de contribuir com esse fundo.

Com todas as demonstrações já feitas, não temos para onde correr, não adianta esperar dias melhores e achar que o pior já passou, pois a cada dia o “pior” é reinventado, e caso não nos levantemos, seremos engolidos pelo efeito da “marolinha”.

* Jelder Pompeo é Técnico em Nutrição Escolar da Rede Municipal de Cuiabá, Graduando em Ciências Sociais pela UFMT e militante da INTERSINDICAL e da Alternativa Sindical Socialista.

DIREÇÃO DO SINTEP/MT REPUDIA GOVERNO SILVAL BARBOSA EM NOTA!


A direção do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) vem a público repudiar de forma veemente as ações do governo de Mato Grosso que, de forma onerosa aos cofres do Estado, busca dissuadir os/as Trabalhadores/as da Educação a retornar para as escolas sem atender suas reivindicações.

É lamentável que um governo gaste somas vultosas nos horários nobres nos meios de comunicação para justificar sua opção política de não investir na Educação. Seria nobre por parte do governo expor aos cidadãos do Estado quanto custa veicular uma matéria com mais de 30 segundos na mídia comercial várias vezes ao dia.

Somos defensores, sim, da utilização dos recursos dos impostos para garantir políticas públicas de qualidade para a população. Aliás, é este um dos objetivos da greve na rede estadual.

Leia a nota completa AQUI! (clique no link)

terça-feira, 14 de junho de 2011

"Educação Pública no Brasil" por Amanda Gurgel.



Pra quem não teve acesso, este se trata do famoso depoimento que se tornou sensação no youtube e fez com que várias setores da sociedade refletissem sobre qual tipo de educação pública é oferecido pelo estado e qual tipo de tratamento o profissional da educação deve se submeter dentro desse processo. De maneira clara, sucinta e crítica, a professora Amanda Gurgel, define o quadro da Educação Pública no Brasil e Rio Grande do Norte.

Tirem suas conclusões!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SEGUNDA SEMANA DE GREVE: CALENDÁRIO DE ATIVIDADES.




Estamos entrando na segunda semana da greve e até agora o Governo Estadual não fez mais que confirmar propostas insatisfatórias e se mobilizar, por propagandas na televisão aberta, pra colocar a sociedade contra os trabalhadores da educação. O resumo da história: os representantes do poder público têm dinheiro para aumentar o próprio salário para a quantia mísera de 26,7 mil, mas não podem investir na educação o que está prevista em lei (10 %).

Abaixo o calendário de atividades da Greve desta semana. É imprescindível a participação de todos (as):

13 DE JUNHO- 14H- PÇA. IPIRANGA -ATO PÚBLICO(PANFLETAGEM NO CENTRO DA CIDADE)

13 de Junho - 15:30h - Reunião da Comissão de Mobilização e Luta da Greve da Educação no coreto da Praça Ipiranga

14 DE JUNHO- 14H- EE.LICEU CUIABANO- 2º DEBATE SOBRE A ESCOLA ORGANIZADA POR CICLO EM MATO GROSSO.

(participação dos professores Roberto Boaventura e Jorcelina da UFMT)

16 DE JUNHO- 14H –EE.MÉDICI- ASSEMBLEIA GERAL DO SINTEP/MT E PASSEATA PELO CENTRO DA CIDADE

sábado, 11 de junho de 2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A GREVE CONTINUA!




Depois do grande "chá de cadeira" que o governador do Estado de MT deu na categoria profissional dos trabalhadores da educação, ontem, na Auditoria que estava agendada para acontecer no Palácio Paiaguás (Centro Político Administrativo), sob alegação de que teria "compromissos importantes" na capital federal, a categoria anunciou que frente ao desrespeito e descaso do governo do estado, CONTINUA EM GREVE! Esta decisão está mantida até a próxima Assembléia dos trabalhadores da Educação, que acontecerá no próximo dia 16 de junho (quinta que vem).

Realmente ficamos espantados com tanta demagogia e descaso... Todos os representantes do poder público afirmam reiteradamente que a educação é a base de tudo, é o futuro, mas sempre aparecem compromissos "mais importantes", na hora de encarar o problema de frente - uns falam e saem correndo em seguida, outros sequer falam... E como se não bastasse, os mesmos vão à mídia coorporativa por meio de seus lacaios (porta-vozes comprados) e dizem que a "greve está prejudicando 400 mil alunos"... Convenhamos... não somos nós, trabalhadores da educação, que prejudicamos esses estudantes. Pelo contrário, é o descaso histórico com a educação pública neste país, somado a atuação desastrosa dos gestores públicos (sempre com compromi$$o$ mais importante$), que carrega esta nação para o abismo...

Por fim, os argumentos contrários às reivindicações de qualquer categoria profissional sempre são os mesmos: falta de verba, de planejamento orçamentário e blábláblá. Mas na hora dos atuais gestores se mobilizarem para aumento do próprio salário, de repente, num gesto mágico, tudo se torna possível!!!

* Texto de Bruno Rodrigues (brunojihaad@yahoo.com.br).

Sobre o piso salarial

Pessoal,
sobre o nosso Piso Salarial, sugiro acessarem a Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Este link é da Presidência da República.
Além do salário, informa a carga horária máxima em sala de aula, não discriminalizando efetivo de contratado.
Prof. Wilson.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A luta continua

Pessoal,

como todos sabem, houve reunião com representante do governador, pois este não se encontra em nosso estado...

Na parte da tarde, às 14h 30min no Liceu Cuibano, ficou acertado que amanhã, quinta-feira, dia 9, no Sintep, Sub-sede Cuiabá, haverá reunião para decedir calendário de greve (desculpem, mas esqueci o horário e neste momento telefone - 3317-4300 - do sindicato não atende).

A decisão de continuar a greve ou não ficou para do dia 16, também numa quinta-feira, onde em Assembleia decidiremos.

Prof. Wilson.

terça-feira, 7 de junho de 2011

AUDIÊNCIA COM O GOVERNADOR DO ESTADO E ASSEMBLÉIA DO SINTEP DE CUIABÁ (8/6).

Estudantes erguem cartazes em apoio à Greve da Educação_6/6 na ALMT.

Dando sequência às atividades de greve, amanhã acontecerá logo às 08:00h, no Palácio Paiaguás, uma Audiência Pública entre trabalhadores da educação e o governador do Estado de MT, Silval Barbosa. O comparecimento nesta atividade é muito importante para que o poder público visualize que todos nós estamos mobilizados e firmes nas pautas de reivindicação: (1) aumento do piso salarial; (2) posse imediata dos aprovados e classificados no último concurso; e (3) pagamento de HORA-ATIVIDADE PARA INTERINOS. Leve cartazes, faixas, apitos, tambores e muita força de vontade!

Na parte da tarde haverá uma Assembléia da subsede do Sintep de Cuiabá, às 14:00h, na Escola Estadual Liceu Cuiabano, com o intuito de fortalecer o movimento grevista na capital Matogrossense. Todos (as) estão convidados a participarem da atividade!

Sobre a Audiência Pública do dia 6 de junho


Ontem, dia 6, tivemos uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa com dois auditórios lotados e corredores ocupados. Como o próprio nome indica, foi apenas uma audição das partes interessadas (stakeholders, lido em um dos quatro textos na aula de sociologia, quinta-feira passada). Naquele momento a sociedade pode ouvir os argumentos dos dois lados, Seduc (que detêm os meios de produção) e os Trabalhadores da Educação (que detêm a força de trabalho).
Os dois lados argumentaram, tanto que tem condições como não tem condições de atender as reivindicações. Em quem acreditar? Onde estão os balancetes? Por que não são divulgados? Onde está a Transparência Pública?
Agora devemos esperar a reunião marcada entre o Sintep e o Governardor, nesta quarta-feira, dia 8, pela manhã.
Prof. Wilson

segunda-feira, 6 de junho de 2011

valor abaixo do merecido

Olá professores,

acredito que se a noossa reivndicação de aumento de 16% e piso no valor de R$ 1.300 será aceita. acabando com a greve.
O que fiquei preocupado foi com o pouco aumento .......é lamentavel que nós pedissemos esses valores.
prof. Odeval

GREVE DOS PROFESSORES DE MT INICIA HOJE COM ATO NA AL DE MT!



A greve deflagrada semana passada tem início hoje, às 14:00h, com ato público em frente a Assembléia Legislativa de MT, que fica localizada no Centro Político Administrativo, Av. André Antônio Maggi, nº 6 (Cuiabá - MT).

Quem se sente prejudicado direta ou indiretamente pela falta de qualidade na Educação Pública no Estado de Mato Grosso, tem o dever de comparecer e também participar do processo grevista. Pais, estudantes e profissionais de diferentes setores que apóiam a causa, sintam-se convidados!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A QUEM INTERESSA A GREVE DA EDUCAÇÃO - RAZÕES E MOBILIZAÇÃO.

A greve dos professores das Rede Pública do Estado de Mato Grosso foi aprovada na última Assembléia Geral, realizada no Colégio Presidente Mécidi, na segunda (30/05). A seguinte Assembléia, que contou com cerca de 2.000 professores e representações de aproximadamente 90 cidades do Estado de MT, aprovou por unanimidade a Greve, com as seguintes reivindicações: (1) aumento do Piso Salarial para R$ 1.312,00; (2)posse imediata dos professores aprovados e classificados no último concurso público realizado no Estado; e (3)pagamento da hora-atividade para professores interinos.

Sobre as seguintes reivindicações, cabem alguns esclarecimentos. Em primeiro lugar, que o piso salarial exigido já é rebaixado (cobrado há anos pela categoria) e, ainda assim, deixa o professor da Rede Pública bem aquém do que realmente poderia ser justo. Essa situação calamitosa fica mais explicita quando a profissão é comparada com outras que exigem nível superior:

*Entre os profissionais da Educação Básica. Fonte: Pesquisa Professores do Brasil: Impasses e Desafios, com base em dados da Pnad 2006.

Comparação de Planos de Carreira entre o professor (Ensino Superior) com outras profissões (Ensino Superior e Médio):
*Quadro extraído da pesquisa realizada pelo Sintep-MT (2010)

Em segundo lugar, a pressão pela a posse de concursados (ainda do 'grande' concurso anunciado em 2009) e pelo pagamento de hora-atividade de interinos, não é uma briga exclusiva da categoria profissional dos professores, mas  de todos que estão envolvidos com a educação, principalmente os estudantes que estão em sala de aula. Atualmente um professor, pai de família, para que alcance uma renda razoável, tem que se desdobrar e trabalhar em dois ou três horários em escolas diferentes. A consequência direta recai principalmente na falta de tempo para preparação de uma boa aula. Não tendo tempo para preparar e pesquisar, geralmente o profissional utiliza o mesmo planejamento para diferentes turmas e escolas e o resultado é perfeitamente claro: se não tem bom planejamento não existe bom aprendizado e, futuramente, o próprio estudante não estará em condições de prestar vestibular ou qualquer concurso, pois não tem base alguma para tal.

Por fim, é importante entendermos que esta greve não diz respeito somente à categoria profissional dos professores, mas a toda a sociedade. Uma educação de qualidade com estrutura decente e com investimento no próprio profissional, interessa tanto ao estudante como ao professor. Portanto, esta greve, que tem como plano de fundo a luta por uma educação de qualidade, é tanto do professor quanto do estudante! Nesse sentido, finalizo convidando a todos (as) os professores e estudantes a participarem do ato de inauguração da greve, que acontecerá na próxima segunda (6/6) em frente à Assembléia Legislativa de MT, a partir das 14:00h.

* Esta nota foi escrita por Bruno Pinheiro Rodrigues (professor de história da Escola Estadual Raimundo Pinheiro/E-mail: brunojihaad@yahoo.com.br);
** A mobilização está presente no Facebook. Adicionem o http://www.facebook.com/update_security_info.php?wizard=1#!/profile.php?id=100002518085470