segunda-feira, 6 de junho de 2011

GREVE DOS PROFESSORES DE MT INICIA HOJE COM ATO NA AL DE MT!



A greve deflagrada semana passada tem início hoje, às 14:00h, com ato público em frente a Assembléia Legislativa de MT, que fica localizada no Centro Político Administrativo, Av. André Antônio Maggi, nº 6 (Cuiabá - MT).

Quem se sente prejudicado direta ou indiretamente pela falta de qualidade na Educação Pública no Estado de Mato Grosso, tem o dever de comparecer e também participar do processo grevista. Pais, estudantes e profissionais de diferentes setores que apóiam a causa, sintam-se convidados!

22 comentários:

  1. Veja essa: SE QUEREM NOMEAÇÃO, PORQUE LUTAREM POR CONTRATOS TEMPORARIOS? NÃO CONSIGO ENTENDER.

    SE QUEREM REFORMAS, PORQUE LUTAM PARA AUMENTAR A FOLHA DE PAGAMENTO POR MEIO DE HORAS ATIVIDADES?

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  2. Porque por mais que todo mundo tenha o entendimento consensual de que o tipo ideal de profissional para estar empregado como professor seja o "efetivo", ainda é realidade distante um quadro composto unicamente por tal tipo. Para se ter uma idéia, nem aqueles que foram aprovados no último concurso, tomaram posse! E existe uma realidade imediata, que não pode esperar por publicação de edital ou meses de negociação, que é a realidade do professor contrato que está diariamente em sala de aula, recebendo bem menos que o outro profissional (que já não recebe o que é justo), o 'efetivo'.

    Também não vamos esquecer que uma das pautas de reivindicação é a própria "hora-atividade". Não tirando o grau de importância das demais, mas esta é a principal, em vista do atual quadro de profissionais da educação.

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  3. Bruno Rodrigues disse... prezado

    quase 2000 mil prof ja foram nomeados, tem uma lsia de 314 pra sair e todos serão chamados até agosto.

    Então, essa de que não esta tendo nomeações não se sustenta. O brasil é assim , pessoas falam coisas sem saber as verdades das coisas.

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  4. Que bom que apareceu algum advogado do diabo, ops, quer dizer...governo estadual por aqui! Bem sabemos que toda essa nomeação que você falou só está andando porque existe pressão da categoria pra que aconteça. Engraçado que antes a proposta era que todos os concursados fossem empossados até o final do ano. A greve começou e imediatamente o governo estadual se prontificou a empossar todos até o final do mês - palavras da própria Secretária de Educação na Auditoria realizada ontem na AL de MT. Enfim, está mais do que claro pra todo mundo que as coisas só andam na base da pressão. O governo estadual não tem o mínimo de dignidade de cumprir com o que está em edital público, com o que está na lei - má fé ou má gestão?

    Concordo com você, o Brasil está cheio de gente desinformada... e não poderia ser diferente com essa péssima e vergonhosa qualidade de ensino oferecida pela Rede Pública...

    Abraços cordiais...

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  5. bom dia, falta apenas 14% de aprovados para ser nomeados, .... trabalho com dados reais. me informaram que nem a sad havia nomeados menos de 1000 prof, fui conferir e descobrir que essa informação é falsa. ja foram nomedas mais de 4000 pessoas na educação para 5 mil e poucas vagas.
    só trabalho com dados certos.

    uso a razão,não emoção.
    abraços

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  6. Ok Claudio, mas isso que você falou não exclui o que estou falando! O Governo estadual só está correndo pra nomear os concursados porque a sociedade está pressionando! E além do mais, não está fazendo mais do que obrigação... E qual lugar do mundo você abre um edital e não tem estrutura pra empossar quem é aprovado?!

    E mesmo assim, a quantidade de vagas oferecidas é irrisória! Na área da história, por exemplo, foram oferecidas 17 vagas para a cidade de Varzea-Grande. Como esta quantidade pífia de vagas supre toda a demanda??? E não é só no caso da história, mas de várias disciplinas. É muito mais conveniente para o Estado manter essa situação imoral...

    Enfim, empossar não é mais que obrigação. Racionalidade mesmo é abrir um novo concurso público com oferta de vagas descente.

    Acho engraçado... não tem dinheiro para pagar hora-atividade para interino, nomear concursados, abrir novo concurso público, mas tem pra aumentar salario de parlamentar...

    Abraços...

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  7. Errata: oferta de vagas decente...

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  8. A Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 não discriminaliza professores contratados em relação a hora atividade. Por que será que um Estado Federativo não respeita uma Lei Federal?

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  9. bom dia leia esse texto e reflita.

    todo professor merece um bom salario, mas somente dinheiro não resolve o problema e preciso capacitação docente.

    http://www.udemo.org.br/Leituras_259.htm

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  10. Que texto mais tendencioso! Primeiro, o sujeito reduz todos os profissionais que brigam por salário digno a "stalinistas". Depois, joga vários dados, arrota para os quatro cantos que pode comprovar "empiricamente" o que está falando, mas não comprova nada - não vi sequer uma nota ou fonte de pesquisa! E o pior de tudo: afirma descaradamente que o valor pífio que é investido na educação no Brasil(cerca de 4 %) é mais que sufiente, uma vez que países como o "Quênia" gastaram mais de 7 % do PIB na educação, e estão onde estão... Nossa, passei vergonha alheia por esse aí. Ou seja, apenas um pré-adolescente (ou pelo menos com mentalidade....) querendo 15 minutos de fama por publicar um texto risível (em termos EMPIRICOS), de cunho ultra-convervador, forçando comparações onde não existem...

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  11. "Matéria publicada na Revista Veja, Edição 2080, 1º de outubro de 2008"

    Olha só... nem tinha reparado esta preciosa informação! Tanta merda assim só podia sair de um lugar: da gloriosa VEJA... Não tinha como ser diferente!

    Me desculpem aí, advogados do latifundio, mas não tem nem como levar a sério o debate com fontes tão deploráveis como essa aí que foi sugerida.

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  12. Bom dia glorioso Bruno, então voce concorda que todos os professores desse pais estão bem preparados para dar aulas de qualidade? Essa teoria não tem sustentação na pratica que vemos por ai. Voce se lembra com era suas aulas no ensino basico? Eram as melhores? Se afirmar que sim, não conhece as aulas da UNESP, USP ETC.
    REALIDADE É QUE EXISTEM PROFESSORES MUITO COMPETENTES E OUTROS TANTOS QUE PRECISAM DE CAPACITAÇÃO APROFUNDADA. ISSO É FATO. QUANDO SE É PARA CRITICAR O CAPATALISMO TEM MUITOS, MAS QUANDO É PARA USAR OS BENS (DINHEIRO) DO CAPITAL, DO AGRONEGOCIO ETC AS PESSOAS LUTAM MESMO. DEVEMOS LUTAR POR SALARIOS, MAS DEVEMOS LUTAR TB PELOS DIREITOS DAQUELES QUE CUSTEIAM NOSSOS SALARIOS, DAQUELES QUE ESTAO SEM O DIREITO A EDUCAÇÃO GARANTIDO. OUTRA COISA CERTA: ORÇAMENTO TEM LIMITES. ISSO É FATO. EX. SE VOCE PEGAR SEU SALARIOS É GASTAR SEM PLANEJAMENTO, VAI ME DAR RAZÃO. TUDO TEM LIMITES. ESSE CONCEITOS É DA ECONOMIA E DEVEMOS APRENDER ISSO, POIS EXISTEM EVIDENCIAS QUE ESSE CONCEITO É CONCRETO. GASTAR MAIS DO QUE GANHA, É FALTA DE ´PLANEJAMENTO.

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  13. Já disse nesse blog e tenho dito em outros espaços, inclusive em sala de aula: o governo sempre tem recursos pra aumentar o salário de gestores, do dia pra noite (o último golpe foi de cerca de 16 para 26,7 mil!), mas nunca tem pra investir nos setores estruturais da sociedade, como na educação e saúde. E se falamos em investir no setor, não estamos só falando de investir exclusivamente no profissional, mas em toda estrutura - espaço, capacitação, melhores perspectivas, etc.

    O que me incomoda é esta maneira leviana de deslegitimar a luta dos profissionais da educação, dizendo que a greve se dá por interesses "egoístas" - como se tudo já estivesse uma maravilha e fosse pedir muito... condições básicas pra que o profissional possa exercer sua profissão!...

    Ou seja, esta matematica e economia que você e a Revista Veja nos apresenta não serve... aliás, só serve pra "desencargo de consciência" pra gestor conseguir dormir tranquilamente com o seu mísero salário de 26,7 mil!

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  14. o conceito d economia é valido. Encontra respaldo na prática. A luta de classes de Marx levou milhoes a morte séculos atras. Com a ideologia de derrubar a burguesia essa ideologia prega a violencia de uns contra outros. Se o proletariado derrubar a burguesia, os operarios se tornarão a nova burguesia e os ricos se tornaram pobre. Grande coisa isso, só inverte a ordem das coisas. Ai os pobres ricos tentaram derrubar os preletario ricos. E a luta continua. O grande problema disso é que essa ideologia já ultrapassada ainda tenta encontrar espaço na sociedade brasileira. A inteligencia é muito melhor que a força. Pessoas que agem com força não sabem o poder que tem a inteligencia.Paremos de culpar os governos pelos problemas do mundo, nós devemos resolver as coisas que estão em nossos embigos de modo inteligente. Se ouve muito sobre as salas superequipadas na educação, como se isso fosse sinal de qualidade. Para, estudo debaixo de arvores e aprendo. Claro que não defendo isso para os alunos. Não. mas educação se faz em outros lugares e não só na escola. pare e veja que dados são confaveis e que ideologia emotiva não ajuda em nada o crescimento do pais. Dois pesos duas medidas.

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  15. Essa oposição da greve é tão "chucra" que não consegue ao menos formular qualquer argumento plausível, a exemplo do próprio governador do estado de MT... Não sei porque, mas já esperava que você recaísse nessa linha que acabou de adotar, uma vez que foi expremido...

    Eu só não consigo entender em qual ponto você, anônimo, viu algum resquício de "marxismo" na minha fala. Quando assim nem sabe o que está falando. Aliás, não sabe mesmo o que está falando, pois não falaria uma barbaridade dessas: "ideologia que prega violência de uns contra os outros". hehehe

    Não é porque você é fã de carteirinha dos colunistas ultra-conservadores do Brasil, que você não tem obrigação, já que critica, de estudar minimamente o assunto. NÃO SOU MARXISTA, mas garanto, com base nos meus ESTUDOS de marxistas e de não-marxistas, que absolutamente é o contrário do que você falou. Uma irônia nisso tudo: sempre quando algum 'convervador' critica seu opositor, utiliza o argumento de que o seu adversário se baseia apenas em ideologia... mas é só ser expremido na sua grande prática com os dois pés na realidade, que recorre aos seus mestres liberais. Trazendo pra este debate, quem tem o discurso ideológico?

    Já que você falou de violência, de Marx,ideologia emotica, etc etc, aqui vai um poema do dramaturgo alemão, MARXISTA, HUMANISTA, Bertold Brecht:


    "Resolução

    Considerando nossa fraqueza os senhores forjaram

    Suas leis, para nos escravizarem.

    As leis não mais serão respeitadas

    Considerando que não queremos mais ser escravos.

    Considerando que os senhores nos ameaçam

    Com fuzis e com canhões

    Nós decidimos: de agora em diante

    Temeremos mais a miséria do que a morte.

    Considerando que ficaremos famintos

    Se suportarmos que continuem nos roubando

    Queremos deixar bem claro que são apenas vidraças

    Que nos separam deste bom pão que nos falta.

    Considerando que os senhores nos ameaçam

    Com fuzis e canhões

    Nós decidimos: de agora em diante

    Temeremos mais a miséria que a morte.

    Considerando que existem grandes mansões

    Enquanto os senhores nos deixam sem teto

    Nós decidimos: agora nelas nos instalaremos

    Porque em nossos buracos não temos mais condições de ficar.

    Considerando que os senhores nos ameaçam

    Com fuzis e canhões

    Nós decidimos: de agora em diante

    Temeremos mais a miséria do que a morte.

    Considerando que está sobrando carvão

    Enquanto nós gelamos de frio por falta de carvão

    Nós decidimos que vamos tomá-lo

    Considerando que ele nos aquecerá

    Considerando que os senhores nos ameaçam

    Com fuzis e canhões

    Nós decidimos: de agora em diante

    Temeremos mais a miséria do que a morte.

    Considerando que para os senhores não é possível

    Nos pagarem um salário justo

    Tomaremos nós mesmos as fábricas

    Considerando que sem os senhores, tudo será melhor para nós.

    Considerando que os senhores nos ameaçam

    Com fuzis e canhões

    Nós decidimos: de agora em diante

    Temeremos mais a miséria que a morte.

    Considerando que o que o governo nos promete sempre

    Está muito longe de nos inspirar confiança

    Nós decidimos tomar o poder

    Para podermos levar uma vida melhor.

    Considerando: vocês escutam os canhões

    Outra linguagem não conseguem compreender -

    Deveremos então, sim, isso valerá a pena

    Apontar os canhões contra os senhores! "

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  16. Em relação a capacitação permanente, sabemos que é inerente a qualquer profissão. Fernando Hernández, em seu livro 'Transgressão e mudança na educação: Os projetos de trabalho', no capítulo 3, relata informações da revista 'Time Internacional', de 1996, portanto a 15 anos atrás, quando nossos estudantes estavam nascendo...

    1º - "A edição do fim-de-semana de The New York Times contém mais informações do que a uma pessoa média poderia ter acesso ao longo de sua vida na Inglaterra no século XVII."

    2º - "Produziu-se mais informação durante os últimos 30 anos do que nos últimos 5.000 anos."

    3º - "Mais de 9.000 revista são publicadas a cada ano nos Estados Unidos."

    4º - "Quase 1.000 livros se publicam a cada dia no mundo."

    Como acessar e gerenciar tantas informações? Imaginem apenas uma sala de aula que cada estudante acesse por uma hora a internet. Quantas horas temos que acessar para igualá-los?

    Marx, lá trás disse que o capitalismo é ciclico. Por que será que todos ficaram surpresos com o último ciclo negativo? Será que os liberais não estudam? Ou não conhecem o capitalismo? Ou será o resultado da ideologia (no sentido marxista) que nos impede de visualizar a realidade nua e crua?

    Em realação a porcentagem do PIB para a educação devemos ponderar diversas situações como o PIB per capita, a história daquela sociedade, a relação de exportação/importação do país, etc, etc, etc...

    Como dizia um ex-professor meu, "como comparar o Brasil com um ícone da Igreja Católica, a Catedral de Notre-Dame, mais velha do que nós?

    O trabalhador paraguaio tem mais anos de estudo que o trabalhador brasileiro. Por que?

    Pela avaliação da Pisa estamos em 53º lugar aos 15 anos, mas na economia estamos entre as dez primeiras...

    Para terminar, o livro 'Sociologia para o Ensino Médio', de Nelson Dacio Tomazi, no capítulo 6, em "Cenários do trabaho no Brasil" tem um gráfico motrando a evolução do salário mínimo real e o PIB per capita entre 1940 e 2005. Partindo da situação de 100% em 1940, hoje o salário mínimo está abaixo de 50% e o PIB per capita um pouco acima de 500%.

    Somos nós, da Educação Básica, que formamos a maioria absoluda da população brasileira. Somos a base para a geração de Capital Intelectual em nossa sociedade. Portanto, o mínimo que devemos ter é a parcela desta produção de riqueza...

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  17. Só a ultima pergunta que faço nesse forum:

    Se um professor da educação basica ou qualquer outro servidor publico tivesse ganhando hoje cerca de 6.000 reais liquido por mes, estariam fazendo greve? Ou trabalhando? Acontece que já vi e existem serviodores publicoss que ganham acima de 10.000 reais fazendo greve. FaTO.
    Os milhares de alunos do MT estão sem aula. fato grave. Estão tendo seu direito a educação prejudicado - um direito constitucional. e olha que sempre quando aconetce uma greve a consituição é lembrada. Grave é direito consitucional. Estudar também. Pois quando o aluno estuda e tem oprtunidade para isso, pode conseguir uma boa posiçao social e melhorar de vida. Por gentileza, não quis dizer que voce é marxista. Lembre da luta de classe do passado.
    acredito que a negociação com trabalho é a coisa mais certa.
    Uma ultima coisa: quem sabe se voce tivesse um filho aprendendo a ler e escrever e ele fosse para toda vida prejudicado ai voce iria entender a real importancia da escola na vida de uma criança. Desculpa pelo maus entendido, encerro minha participação hoje. abraços. Não sou professor.

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  18. Ok, estão sem acesso a educação agora, com a greve, como nunca tiveram.... Vamos parar de fingir: Escola Pública no Brasil cumpre apenas a função de creche e o resultado disso é a porcentagem irrisória de estudantes de Escola Pública em universidades Públicas - dê uma passada no curso de direito ou medicina da UFMT, por exemplo. E aí pergunto: esta atual escola pública tem sido importante para estes estudantes???

    E não vamos confundir as coisas: os trabalhadores da educação não estão pedindo algo injusto ou fora dos padrões brasileiros, pelo contrário, estão pedindo tratamento igual às demais profissões. Para que esse profissional entre em sala de aula, que se motive a se qualificar, primeiro tem que sobreviver, ter acesso a diferentes materiais e cultura. Professor é como qualquer outro cidadão: também paga as suas contas no final do mês...

    Enfim, a briga não tem que ser de pais e professores, mas de pais e professores com gestores que não cumprem o seu papel.

    Abraços,

    Bruno

    Obs. Ótimas colocações, Wilson!

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  19. Correção: "estão sem acesso a educação agora, com a greve, como sempre não tiveram..."

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  20. Não trabalhamos pelo mínimo, mas pela dignidade humana. E assim cada categoria, de acordo com a sua consciência, luta para alcança os objetivos que acreditam.

    Pela Constituição de nosso estado, em seu Artigo 245 diz que o Estado de Mato Grosso deve aplicar nunca menos de trinta e cinco por cento da receita resultante de impostos.

    A sociedade é organizada a tal ponto para lutar por deste direito e dever do Estado?

    Em sala de aula lecionamos, mas quando chega ao limite da recusa de negociação, não temos outra alternativa... É melhor para e lutar a continuar piorando as condições de trabalho e principalmente na construção de conhecimento dos estudantes, nosso objetivo.

    Prof. Wilson.

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  21. Esse texto é somente para enriquecer o debate, sou favoravel ao aumento de salario dos professores do mt.


    No estado de hipótese houve um concurso público para professor de educação básica, o salário era cerca de 5 mil reais inicial para nível superior. No edital estava previsto 2800 VAGAS. Como o salário era atraente, 300 mil candidatos se inscreveram. Milhares tinham mestrado e 1200 tinham doutorado. Ao final do certame foram aprovados 1200 doutores e 1600 mestres. O restante dos participantes apenas classificou-se e entre esses milhares eram mestres também. Houve nomeação e todos os doutores e mestres assumiram. Infelizmente milhares professores competentes e capazes ficaram de fora, já que o edital previa pontos extras para quem tinha doutorado, mestrado e trabalho cientifico publicado ou que havia participado de seminários e eventos científicos pelo Brasil.
    Essa é a lógica do concurso publico onde há salários atraente muita concorrência, títulos fazendo a diferença e milhares de pessoas competentes fora.
    Será que estou errado? Veja o concurso da PF, Receita federal, tributos do MT etc...

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  22. Pessoal,

    desculpem pelo erro cometido no dia nove, quando escrevi descriminaliza de modo errado (discriminaliza).

    Prof. Wilson

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