sexta-feira, 17 de junho de 2011

Escola Pública no Japão X Escola Pública no Brasil

18 comentários:

  1. Opinião.

    Algumas vezes vemos algumas pessoas criticarem o agronegócio em MT, esquece-se que 60% do PIB do mato grosso e que sustenta salários de milhares de servidores vêm produção capitalista.
    Salve o capitalismo, pois esse sistema é real. Os outros são utopias que não são concretas e não dão certo em lugar algum do mundo. Sou realista. Esse texto não tem nada haver com a greve. Essa é justa.
    Fato.

    ResponderExcluir
  2. O agronegócio/capitalismo/neoliberalismo resulta em Lucas de Rio Verde, segundo pesquisa da UFMT, presença de até seis tipos de agrotoxico em leite materno. Das mulheres pesquisadas (62), 19% sofrerem aborto espontâneos em gestações anteriores.

    Enquantro o Brasil "consome" 5,2 litros de agrotoxico por habitante anualmente, Mato Grosso consome 50 l/hab/ano.

    Não é isto que ensinamos, não é isto que queremos e não é por isso que lutamos...

    Prof. Wilson.

    ResponderExcluir
  3. Analise:

    O agronegócio que sustenta esse estado.

    Existe informações de que se não fosse utilizado agrotóxicos na agricultura, a população humana não conseguiria produzir alimentos suficientes para mãos de 6,5 bilhões de pessoas. Ai a fome ia aumentar dramaticamente no mundo e no Brasil também. Os preço dos "orgânicos" aumentariam muito e a inflação que puxa todos os outros preços ia disparar. Sem falar que não temos estrutura para produzir orgânicos para mais de 190 milhões de brasileiros. A, só lembrando, dizem por ai que os orgânicos não tem pesticidas. Já existem estudos confiáveis que comprovam que muitas plantas possuem pesticidas naturais para combater insetos. Será que esses pesticidas naturais não fazem a saúde? Talvez as pessoas comam orgânicos e não conhece se aquela planta tem pesticidas naturais.... kkkkk, eu to na moda, só orgânico.
    E porque a maior parte das mortes de câncer são causadas pelo fumo e não pelo agrotóxico? em 2º lugar está o álcool como causa do câncer.

    Ainda tem mais: sem os agrotóxicos, as culturas de frutas e hortaliças ( verduras, legumes, etc) iam ser dizimadas pelos insetos e o homem que precisa das frutas e hortaliças para combater o câncer , não ia ter mais esses produtos e a taxa de câncer ia aumentar por causa dá má alimentação devido a falta desses produtos no prato. Fato

    Abraços. Cultura lógica

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente ainda veremos, por muito tempo, defensores da economia colonial que sangra o Brasil desde que os portugueses iniciaram sua exploração desse território. Economia que têm mantido o Brasil em uma situação de desigualdade e pobreza desde o período colonial de sua história. Essa economia colonial, com toda a certeza, do ponto de vista histórico, nunca tornou nenhum país do mundo melhor de se viver. Nunca nos esqueçamos de que a economia colonial é favorável apenas às metrópoles...

    ResponderExcluir
  5. Até quando o coração da economia brasileira será a exportação de produtos primários? Que país do mundo melhorou sua situação com essa economia?

    ResponderExcluir
  6. No socialismo utópico a distribuição da riqueza será entre militantes dos partidos socialistas então aboletados nos cargos públicos, formando a nova Nomenclatura. As massas pobres continuarão iludidas por promessas vazias, como em Cuba, coréia do norte e Venezuela. Não muda nada.
    Socialismo não funciona, porque os burocratas vão fazer promessas ao povo e viver r na mordomia dos cargos públicos. Fato. Exemplos têm de montes.
    Até fila para conseguir comida na Venezuela tem.... Imagina isso em Cuiabá? Kkkkkkkkkkkk. Seria um retrocesso. O governo controlando seu prato e suas refeições. Isso é ditadura, caros amigos. O mundo seria muito pior se não tivesse empresários, livre concorrência, mercado regulando os preços, investimento, etc........ com certeza, se tivéssemos socialismo em MT, nossos professores estariam recebendo bem menos do que recebem e todos iam ficar “felizes “porque estão pensando no bem comum. Para com isso, é hora de usar a razão e não deixar-nos guiar por ideologias vazias. Isso é fato.
    Como será que vive hoje os milhares de indígenas e ex fazendeiros de raposa do sol em Roirama? Essa pesquisa daria uma tese de doutorado.... a resposta eu sei... mas cabe a você pesquisar....

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    por favor, releia o que escrevi. Em nenhum momento fui contra o agronegócio. Todo empreendimento em larga escala, seja agrícola, comercial ou industrial, gera consequências negativas. O problema é quando os "efeitos colaterais" ultrapassam os limites suportáveis.

    O agrotóxico é resultado do conhecimento científico, mas a sua má utilização é falta de leitura... tanto da escrita como do mundo...

    Mato Grosso consome dez vezes mais agrotóxico que a média brasileira. Neste sentido é ignorância a sua utilização em excesso. E o resultado foi comprovado na pesquisa feita pela UFMT, onde todas as mulheres pesquisadas que estavam amamentando, tinham um ou mais tipos de agrotóxicos no leite materno.

    Prof. Wilson

    ResponderExcluir
  8. Isso mesmo, houve uma interpretação errada da minha parte, sendo assim peço desculpas pelos mal entendido.

    ResponderExcluir
  9. Nunca nos esqueçamos de que a economia colonial é favorável apenas às metrópoles...

    ResponderExcluir
  10. É sempre esse papinho clichê! Basta apontarmos as contradições e ineficácia do sistema capitalista, suas lacunas, contradições, que já aparecem os defensores da "virgindade das velhinhas", revoltadinhos, como se o próprio fosse um sistema eterno e final da história humana. Meu caro, convenhamos, esse sistema que você tanto advoga não tem pouco mais que alguns séculos (pensando em termos econômicos e culturais)e, enquanto organização política personificado na "Repúblicas", pouco mais que dois séculos. Te falta muita visão histórica e, principalmente, científica. Não adianta ficar esbravejando "fato", fato, fato e blábláblá. É preciso apresentar estudos contundentes pra sustentar o que se fala. Desde quando achismos e moralismos sustentam qualquer debate sério?

    Em nenhum momento foi feita a defesa de um sistema comunista nos moldes da URSS aqui neste blog. O que foi pontuado sim, em vários posts, foram as consequências nefastas de próprio sistema, de tratar tudo em termos de lucro, inclusive a própria educação.

    Mas enfim, este assunto dá muito pano pra manga e a não ser que você me apresente "fontes" creditadas CIENTIFICAMENTE, não vou te levar a sério.

    Abraços, mesmo assim!

    Bruno

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, o capitalismo foi o único sistema que deu certo e jamais vai acabar. Porque o ser humano pensa em si, antes de pensar nos outros. Fato.... É melhor ter um sistema que possibilita o cidadão enriquecer do que viver no socialismo onde todos são pobres, exceto aqueles que estão no poder.
    Porque não ha uma greve em MT para mudar da classe B os cargos de apoio administrativos para classe C ?
    Porque não ha luta para esses milhares de servidores terem um salário melhor. Ouvi comentários que é porque se elevar a classe dos apoios para C vai ter aumento na folha de pagamento e vai diminuir os recursos para pagamento de professor. Nossa, que coisa heim...
    Se isso for verdade, isso é pensar na classe.
    Abraços e tenha um ótimo dia.

    ResponderExcluir
  12. Por favor, vamos manter a discussão em um nível sério? A possibilidade de O cidadão enriquecer no capitalismo comercial (fase em que Mato Grosso se encontra) é tão grande quanto a possibilidade de Jesus retornar. Que ALGUNS cidadãos possam enriquecer no capitalismo comercial, não há dúvida alguma. Mas O cidadão enriquecer nesse sistema? Isso só pode ser piada... O capitalismo só pode se reproduzir justamente se houver desigualdade, logo, nem todos podem enriquecer, somente uma ínfima minoria.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, procure ser essa infima minoria, como voce diz. Ao inves de tentar mudar o mundo, meu jovem tente mudar sua vida... somente teremos condiçoes de mudar a vida de alguém se mudarmos a nossa.

    o problema é que eixtstem criticas ao capitalismo, qual sistema então seria melhor? os outros que passaram foram um desastre....

    bom dia

    ResponderExcluir
  14. Meu caro anônimo, não creio que seus conselhos sejam realmente importantes para a condução de minha vida, por isso sugiro que você não perca seu precioso tempo formulando "idéias" sobre o que eu devo ser ou me tornar. Proponho que nos atenhamos a questões práticas sobre o que está de fato em discussão nesse blog, ou seja, a greve dos professores de MT. PS: a alegação de que os sistemas político-econômicos que "passaram" não deram certo, não quer dizer que algum deles não possa retornar e se estabelecer de forma renovada. A menos que queiramos fazer previsões à la mãe Dinah, e isso já não faz parte de minhas pretensões.

    ResponderExcluir
  15. Bobagem toda essa discussão! O socialismo é uma utopia? Tudo bem! O capitalismo é a unica realidade possível? Legal! E dai? A elite vai continuar com o mesmo discurso o tempo todo para tentar justificar a estupidez em que vivemos!O povo, depois de educado vai brigar para entrar para ter uma fatia maior da elite e por ai vai... Povo e elite estúpidas educadas num sistema estúpido. Enquanto isso os filhos da elite são educados em escolas publicas? Ah? não estudam? por quê? Voltem para as academias, refaçam seus cálculos, reorganizem seus discursos e ficará tudo por isso mesmo. A humanidade não vai evoluir porra nenhuma, mas tá massa. Fico feliz de estar por aqui... de passagem... As únicas coisas que me incomodam são: o povo burro e pseudos-intelectuais prepotentes... Mas fazer o quê ?

    ResponderExcluir
  16. Aos que persistem em prever o futuro com tanta convicção, por favor, arrolem aí os números do próximo concurso da Mega-sena!

    ResponderExcluir
  17. Ser sábio é melhor do que não ser. Engana-se ao dizer que todos os professores tem poder para derrubar o governador. Sabe que não tem esse poder. É preciso saber negociar, não radicalizar.... é mais criterioso tentar um aumento salarial maior que 65 reais, por exemplo 600 reais escalonados em alguns anos e buscar o sintep e o governo acordos baseados em respeito mútuos. Não do jeito que esta sendo. Tem muitos professores voltando ao trabalho sim, pois não tem garantia nenhuma com corte de ponto e precisam de seus salários para sobreviver. O sintep dá essa garantia? Se tiver manda publicar no diário oficial. O problema mais serio ai é que tem milhares de alunos sem aulas e se a população de Cuiabá e várzea grande esta tão preocupada com a falta de aula, porque não junta ai 80 mil pessoas e vão protestar contra o governo?

    ResponderExcluir
  18. Esse comentario logo acima é referente a outro topico e não a esse que foi publicado. Ok

    ResponderExcluir