sexta-feira, 17 de junho de 2011

EM RESPOSTA AO DESCASO COM A EDUCAÇÃO PÚBLICA PROFESSORES DIZEM: "A GREVE CONTINUA"!

Foto de Denise Soares_Marcha pelo centro de Cuiabá-MT.


Depois de sucessivos ataques do Governo Estadual à Greve iniciada pelos Trabalhadores da Educação no último dia 6 de junho, ontem, em Assembléia Geral do Estado, representantes de vários municípios do Estado de MT disseram enfaticamente: A GREVE CONTINUA e por tempo indeterminado.

A Greve já está completando a segunda semana, entretanto, as únicas ações do Governo Estadual têm sido, além de fazer propostas escusas (tralhadores voltarem à sala de aula sem aumento decente de piso salarial, etc), GASTAR DINHEIRO PÚBLICO com financiamento de propagandas na Televisão Aberta, no intuito de convencer trabalhadores grevistas a retornarem às jaulas (salas de aula) e colocar a sociedade contra a categoria.

E ontem mesmo, após a Assembléia, o novo tom da Greve já pôde ser percebido, com a Marcha realizada nas principais avenidas do Centro de Cuiabá, que levou cerca de 3 mil profissionais. As atividades, de acordo com as propostas aprovadas ontem em Assembléia, terão continuidade com um ato em frente a SEDUC, na Segunda-Feira a partir das 14:00h e, posteriormente, com a formação de um ACAMPAMENTO DE MOBILIZAÇÃO PERMANENTE DA GREVE, na Praça Ulisses Guimarães (Av. do CPA).

Neste momento a palavra de ordem é esta: A LUTA CONTINUA e agora vai para às ruas e praças! E esta luta não é somente dos trabalhadores da educação. Você, estudante e pai, compareça e participe da mobilização por Educação de Qualidade!

28 comentários:

  1. E não podemos esquecer da vigília em frente ao Palácio Paiaguás na quinta-feira. Apesar do foco excessivo na questão salarial, por parte dos dirigentes do SINTEP, parece que realmente a mobilização começa a ganhar corpo. É agora que o governo Silval vai sentir a força dos trabalhadores da educação.

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  2. Olá, queria saber como os professores vão repor as aulas, porque ouvi falar que vão repor nas férias de julho ou na do fim do ano, na minha opinião isso é errado, sei que essa greve é para o bem dos alunos tbm, mas alguns pais tem viagens marcadas, e não podem viajar agr, pq a greve pode parar a qlq momento, eu gostaria de saber como fica as férias? nós alunos temos o direito das férias, assim como os professores tbm tem, mais precisamos da reposição das aulas.
    Mas não acharei justo se quiserem repor as aulas durante esses períodos de férias, gostaria que me respondessem como vão repor tanto tempo de aulas perdidas.
    Obrigada, e me desculpe qlq coisa.

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  3. e por que o colégio adalgisa de barros vai voltar as aulas semana que vem?

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  4. Sou a favor de reposição de aulas dentro da SEDUC, de preferência no Escritório da senhora Secretária... rs

    Mas brincadeiras à parte, da mesma forma que a estudantada perde as férias, os professores também perdem. Da mesma forma que a estudantada não vê proveito em aulas aos sábados, tenho certeza que os professores (as) também não. Não sei se existe alguma orientação geral para as escolas, mas penso que cada escola deverá escolher a maneira mais adequada, de acordo com sua realidade específica, pra fazer essa reposição.

    E de maneira ampla, existe uma lei que nos obriga a cumprir uma determinada carga-horário. Será que não seria a hora da assessoria jurídica do Sintep propor uma emenda a esta lei sugerindo que cada escola cumpra esta carga horária da maneira que lhe for melhor apropriada???

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  5. ENTAO QUE OS ESTUDANTES TAMBEM FAÇAM GREVE PELO DIREITO A FÉRIAS!

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  6. REPOSIÇÃO É DIREITO DO ALUNO. MUDAR A LEI PRA QUE? PARA PROPOR QUE NÃO SERA MAIS PRECISO REPOR?
    PENSO QUE AS COISAS ESTÃO SENDO FEITAS COM EMOÇÃO E NÃO COM A RACIONALIDADE. SERA QUE AGORA QUEREM ACABAR COM O DIREITO DO ALUNO DE TER AULAS EM REPOSIÇÃO? ISSO É CONTRADITÓRIO, JA QUE A GREVE É PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. NUNA VI QUEALIDADE DA EDUCAÇÃO MELHORAR SEM AULAS. ALGUM JÁ VIU?

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  7. só por questao de ordem: parece q nao foi isso que o camarada lá de cima propos, de nao ter reposiçao. o q ele disse, assim entendi, foi que se os alunos estao incomodados com a perda das ferias, entao que se mobilizem e reclamem os seus direitos.

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  8. É verdade: REPOSIÇÃO É UM DIREITO DO ALUNO. Mas a recíproca é verdadeira: GREVE É UM DIREITO DE TODO TRABALHADOR PREJUDICADO PELO PATRÃO! Quem sai perdendo nessa história? TODO MUNDO! Por isso é hora de TODOS [profissionais da educação, alunos, pais...] cobrarem o governador, pois ele é o único responsável por essa situação. E aos alunos que se sentem prejudicados: vocês um dia também serão trabalhadores e também deterão o direito de greve por condições dignas de trabalho.

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  9. ANONIMO, PARECE PIADA OS ALUNOS SE MOBILIZAR PARA EXIGIR O DIREITO A EDUCAÇÃO. TA NA CONSTITUIÇÃO E É DE EFEITO IMEDIATO ( APLICABILIDADE DE LEI) para ter educação não precisa os alunos reinvidicar, é de aplicabilidade imediata. Aff.

    SE A GREVE É DIREITO CONSTITUCIONAL, A EDUCAÇAO TB.
    SEMPRE ENVOCAM A CONSTITUIÇÃO EM GREVES, BELEZA. acho uma base legal importante e justa ao trabalhafdor, MAS DEVEMOS CUMPRIR NOSSO COMPROMISSO COM OS ALUNOS, AFINAL PARA ISSO SOMOS PAGOS. CONCORDA?

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  10. Também nunca vi qualidade da educação sem aulas. Sei que os professores estão ganhando pouco, mais já vai completar 2 semanas de greve, e enquanto isso nós aluno como ficamos? Temos direitos sim, a reposição das aulas, mais temos direito tbm das férias. Pode ser que quando eu estiver trabalhando eu entenda o porque dessa greve tão cumprida, mais o GOVERNO não se move, e enquanto isso quem está saindo PERDENDO SOMOS NÓS ALUNOS. Ou podiam ter dado uma data certa para greve, pois assim, as familias que tem viagens marcadas poderiam viajar sem preocupação, mas assim não podemos viajar, a qlq momento pode acabar a greve e daí como ficamos?
    Eu sou a favor repor as aulas aumentando 1 hora da carga horária das aulas todos os dias, ou então nos sábados.
    Eu só sei que sem aulas não podemos ficar, mais a FÉRIAS SÃO DIREITOS NOSSOS.
    E COMO FOI DITO ALI, SE FOR ASSIM, FAREMOS GREVE PARA TER FÉRIAS.
    Preciso que algum professor me responda como ficará a reposição das aulas do RAIMUNDO PINHEIRO.
    O GOVERNO NÃO SE MEXE, JÁ QUE SEUS FILHOS ESTUDAM EM ESCOLAS PARTICULARES NÉ, QUERIA VER SE FOSSE SEUS FILHOS QUE ESTARIAM SEM AULAS DURANTE UM TEMPO INDERTEMINADO DE GREVE.
    Não tem como coparar uma escola pública do Japão com a do Brasil, pq o Governo de lá se mexe já o daqui estão é dando risada da nossa cara!
    As escolas públicas já chegaram ser as melhores, já hoje...
    Agradeceria se alguém me respondesse a minha pergunta de como vai ficar a reposição das aulas na escola Raimundo Pinheiro.

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  11. Em tese, somos pagos paga oferecer educação gratuita e de qualidade. Agora eu me pergunto: é possível oferecer educação gratuita e de qualidade com a atual precarização do ensino no Brasil? Se alguém possuir a fórmula, por favor, serei inteiramente grato pela informação. Pessoas realmente conscientizadas jamais preferiririam férias ao invés de educação gratuita E DE QUALIDADE!!!!!!!!

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  12. Caro ou cara aluno (a) do Raimundo Pinheiro, o problema não é só restrito a tua escola. Este problema (possibilidades de férias...), que diga-se de passagem, muito pequeno perto de outros que estamos enfrentando, é um problema do ESTADO INTEIRO, haja visto que quase 100 % das escolas públicas estão paradas. Pra falar a verdade, é um problema quase que nacional, se pensarmos que vários estados aderiram a greve, como MG, SC, RN, CE,etc etc, além de várias Universidades - a própria UFMT já aprovou indicativo de greve. Ou seja, o buraco é muito mais embaixo...

    E concordo que haja reposição de aulas, sendo por acréscimo diário de uma hora no dia letivo ou turnos nos sábados, ou seja lá como for determinado. Mas só faço uma ressalta: que esta reposição seja discutida entre professores, pais e alunos. Sempre sou favorável que o estudante fique mais tempo na escola, independente das circunstâncias...

    Agora o que me deixa extremamente incomodado é esse discurso contraditório: todos (as) concordam que a Greve é um direito dos Trabalhadores da Educação e que as bandeiras de luta são justas. Mas na hora de contribuírem com a causa, de se somarem, recuam em nome de suas próprias e exclusivas individualidades. Concordam que a causa é de todos (as), mas agem somente em favor próprio!

    E digo mais: invés de fazerem greve por férias, por que não se mobilizam para fazerem greve por educação de qualidade??? A Escola Raimundo Pinheiro, por exemplo, tem uma estrutura elétrica ainda da década de 1970 que inviabiliza até mesmo o funcionamento do laboratório de informática - se dois ou mais computadores são ligados ao mesmo tempo, a luz da escola acaba! Por que o estudante anônimo que está preocupado somente com suas férias não gasta suas energias para mobilização de uma greve estudantil pra que essa necessidade básica seja atendida??? Aí voltamos novamente no famoso "cada um por si"...

    Enfim, não vamos confundir as coisas: nós - professores, estudantes e pais - estamos do mesmo lado e temos as mesmas angústias. Vamos apontar a nossa indignação para o lado daqueles que as ignoram, que de maneira imediata, é o próprio Governo Estadual que se nega a atender as reivindicações básicas que estão sendo colocadas...

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  13. E por aí mesmo Cléber, pessoas REALMENTE CONSCIENTES vêm a reposição de aulas, não como fardo, mas como um direito a ser garantido.

    Até agora a única múmia que falou aqui neste tópico que "professores não querem repor aula" foi um anônimo que quase todos os dias vem aqui neste espaço se colocar contra a Greve da Educação, com os seus argumentos extraidos da gloriosa "Veja"... Ou seja, esta é uma falsa polêmica.

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  14. Realmente um descaso, se não me engano, somente 5% do PIB é destinado para a educação, enquanto em países desenvolvidos até 30% do PIB é destinado, com isso vemos o quanto o governo Brasileiro se preocupa com a educação.

    Para mim, a educação é a base de tudo, e ela vem da escola e de casa, por isso espero que os senhores e senhoras professores tenham o merecido reconhecimento do nosso governo.

    Quanto a reposição acredito que isso é o de menos por enquanto, temos que nos juntar para com uma educação de melhor qualidade, assim como comentado acima, vários outros aderiram a greve, ou seja é um problema nacional.IN

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  15. Me desculpe, mas acho que fui mal interpretada. Eu não quis dizer que prefiro férias ao invés de qualidade de educação. Pelo contrário, os estudos sempre vem em primeiro lugar, mas eu não acharia certo repor as aulas nas férias. Na verdade eu só queria que o Governo abrissem os olhos e enchergassem que também precisamos da qualidade de educação. Não estou preocupada somente com as férias não, porque se eu não me importasse com os estudos, eu teria viajado sem me preocupar com a escola, não acha? Como vocês eu também quero uma escola melhor com certeza, até porque qual aluno que gosta de estudar não quer uma escola melhor?
    Mais eu sei que essa preocupacão com as férias não é só minha, e sim de muitos pais e outros alunos.
    Se eu não estivesse preocupada com a qualidade da educação não estaria visitando esse blog para ver se conseguiram chegar em algum acordo.
    Espero que no fim acabe tudo bem.

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  16. Orientação aos alunos: prezados: a reposição tem que ser feita em sala para vocês conhecer e aprofundar conteúdos de todos dos dias perdidos. Reposição com aulas extra-classes nos sábados a noite, e outras tantas formas como: jogos intercalasses,festa junina, noite cultural etc. não recupera conteúdo. Sabe por quê: porque no Enem e vestibulares não vão perguntar sobre festa junina, jogos, nem noite cultural entendeu. Vão querer saber se você sabe conteúdo cientifico e esse direito você tem. Os professores sabem disse e estão conscientes de seu dever. Se existir algum professor que recusar a fazer isso que escrevi acima , estará mostrando seu perfil de pessoa que luta pela educação e na hora de repor inventa moda...
    Em relação a múmia, em nenhum momento usei palavras injuriosas em relação a vossa pessoa. Não sou contra a greve, justa por salários e condições de trabalho. Penso que professor deve melhorar sua atualização com capacitação concreta. . Esse fator é tão importante quanto salário.
    Em relação reforma, vamos supor que existam 300 escolas para ser reformadas. Certo.
    Não se faz reforma da noite para o dia. Tem um processo: diagnostico da parte física da escola, elaboração de um projeto arquitetônico, elaboração da planilha de gastos, envio para licitação, prazo de licitação, prazo de recurso das empresas, prazo para empresa começar a fazer a obra. Isso leva tempo, não sei qtos meses, acho que passa de 3 meses. Afinal todas as escolas de MT estão com a parte física ruim? Passei em três municípios. Vi escolas bem estruturadas? Deve ter sim escola que precisam de reformas, mas existem avanços.
    Abraços.

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  17. Justificar a inércia e incompetência do governo em manter a estrutura de TODAS as escolas funcionando adequadamente, de maneira constante, jogando a culpa na "burrocracia", é confirmar algo que vêm sendo escancarado pelos trabalhadores da educação em greve: A EDUCAÇÃO SEMPRE TEM QUE ESPERAR! Tal qual o Pedro Pedreiro da música do Chico, parece que a educação têm sempre que se manter ESPERANDO, ESPERANDO, ESPERANDO... Chega de esperar: educação pública, gratuita E DE QUALIDADE já!

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  18. concordo: Então precisamos unir: salarios melhores + formação + estrutura + investimento + envolvimento das familias + incentivo ao estudo + comprommisso com o direito dos alunos = melhoria.
    Educação de qualidade só vai sair do dicurso quando esses fatores estiverem implandados. Tive professor na universidade que ganhava 7000 mil reais por mes e dava uma aula que dava sono. Só usava o retroprojetor ou retroprofessor. Aff.

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  19. Nessa soma faltou incluir compromisso com o direito dos professores de usar a greve para conseguir as outras variáveis citadas.

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  20. Bom dia, volto a mencionar: salarios altos não garante qualidade.... isso ta provado.... sim é preciso a luta por um salario melhor, concordo, mas é preciso outras variaveis.... se não for assim não funciona... ate mais...

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  21. Bom meu caro, então sugiro que você participe das assembléias e atos promovidos pelos trabalhadores da educação em greve, pois em nenhum momento estes cobraram apenas melhores salários do governo. Se você ainda não sabe disso, então suas críticas e sugestões se tornam vazias.
    O Sintep realmente foca excessivamente a questão salarial, mesmo tendo apresentado uma pauta de reivindicações ao governo com mais de 40 pontos. Mas quem fica à mercê exclusivamente das informações veiculadas pelo sindicado ou pela mídia comercial faz o papel de ingênuo.

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  22. Princípio da continuidade dos serviços públicos
    O princípio da continuidade dos serviços públicos preceitua que os serviços públicos não podem ser interrompidos, pois, como visto, eles destinam-se a atender a necessidades não de um ou alguns indivíduos, mas de toda a sociedade. Nas palavras de Diógenes Gasparini (2006, p.17), "os serviços públicos não podem parar porque não param os anseios da coletividade".

    Esse princípio tem respaldo legal no art. 22 do Código de Defesa do Consumidor, que possui a seguinte redação: "Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos".(grifo nosso)

    Dessa forma, verifica-se que o princípio da continuidade não se aplica a todo e qualquer serviço público, mas apenas àqueles considerados essenciais. Nesse sentido é o entendimento de Celso Ribeiro Bastos (2002, p. 117):

    O serviço público deve ser prestado de maneira contínua, o que significa dizer que não é passível de interrupção. Isto ocorre pela própria importância de que o serviço público se reveste, o que implica ser colocado à disposição do usuário com qualidade e regularidade, assim como com eficiência e oportunidade A impossibilidade de interrupção dos serviços públicos essenciais representa séria restrição ao exercício do direito de greve dos servidores públicos civis.
    a ALIMENTAÇÃO DE ALUNOS É UM DIREITO.

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  23. Boa tarde, muito bem anonimo, o entendimento da justiça esta correto. milhares de crianças e adolescentes que não possuem dinheiro para comer, ve na escola a unica saída para saciar a fome. Será que isso não basta para que não se tenha greve mas em MT. Só quem passou fome sabe do que estou falando.... a fome é uma das piores coisa da vida e está relacionada ao aparecimento de doenças nas pessoas. Por fim a população paga tributos que sustentam salarios de professores, isso é mais um fator para que professores voltem ao trabalho. Negociação com trabalho é a medida certa. O serviço publico existe para atender a quem precisa dele: a população. Para isso que foi instituido o cargo de professor e os demais cargos estatutarios civil no Brasil.

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  24. Essa restrição é uma piada... diz que tem que continuar, que não é passível de interrupção, mas tem que ainda assim oferecer eficiência, regularidade e qualidade. Todo esse juridiquês só recai naquilo que todos já sabem: as leis estão muito... distantes da realidade. Quem as elaborou nunca pisou numa escola pública, nunca precisou se valer da greve enquanto instrumento...

    Não importa se é servidor público, privado ou de qualquer gênero... é trabalhador de qualquer jeito, que precisa se alimentar, se vestir, ter acesso à cultura, pra que possa continuar (aí sim) o seu ofício.

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  25. Greve por tempo indeterminado? 3 4 5 10 anos etc, seria isso? educação de qualidade se faz na sala de aula,( aulas preparadas e interação entre alunos e professores) não com discurso ideologico.

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  26. Educação de qualidade se faz com profissional valorizado, qualificado e com escolas com estruturas adequadas. Primeiro o professor precisa sobreviver, depois exerce seu ofício. É uma regra incomensurável e elementar da existência humana.

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  27. É Bruno, como podemos observar, o discurso "juridiquês" utilizado pelos anônimos ressalta, com justiça, a necessidade de continuidade do serviço público, prevista, como parece, em vários instrumentos jurídicos.
    O que é repugnante é que tal discurso se esquece com extrema facilidade da adequabilidade, da eficiência, da qualidade, da eficiência que esse próprio discurso reivindica, mas que não é minimamente respeitado pelos governantes. Quer dizer, o professor tem continuar dando aula, mas a eficiência e qualidade que o governo deveria disponibilizar e não disponibiliza importa menos que a manutenção das aulas. Lastimável!
    Em outras palavras, o discurso apregoado pelos anônimos não está nem um pouco preocupado com a qualidade e eficiência do serviço público, somente com a sua continuidade. Ou seja, que se dane a qualidade e a eficiência da educação pública, contanto que as aulas continuem e os pais tenham onde despejar seus filhos.
    Que a alimentação seja um direito do aluno é compreensível e louvável, agora sugerir que isso seja um atributo para que o aluno frequente a escola só pode ser piada! O problema da alimentação do cidadão brasileiro é muito mais embaixo!
    Por fim, a idéia de que a sala de aula é o locus privilegiado onde se "faz" educação de qualidade é uma concepção medieval e não requer maior atenção. Mas de fato, aulas preparadas contribuem fundamentalmente para uma educação de qualidade. E temos que lembrar que os professores preparam suas aulas durante as chamadas horas-atividades, as quais não são pagas pelo governo aos professores interinos, que correspondem a mais de 70% do número total de professores do estado de Mato Grosso.
    E também por não pagar horas-atividades aos professores interinos, o governo prefere contratá-los a nomear e dar posse aos aprovados no concurso público. Afinal de contas, sai mais barato pagar um interino do que um efetivo.

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  28. bom dia, todo professor meu caro tem formação acadêmica e por isso não precisa do governador para dar aulas. apoio do poder publico é essencial para a melhoria, isso eu concordo. mas afirmar que a qualidade da educação depende exclusivamente de investimento financeiro é outra piada. temos professores universitários no Brasil que ganham bem e nem por isso as universidades brasileiras estão entre as melhores do mundo. mesmo sabendo que existe ótimas universidades publicas aqui.

    estÁ desse jeito: o aluno é culpado do fracasso dele na visão de alguns educadores,(DESINTERESSADO), as autoridades pensam que os professores são os culpados do fracasso escolar, os pais pensam que os filhos e os alguns professores são os culpados, muitos pais não culpam o governo, outros culpam sim.

    Estamos nesse joginho de culpar os outros e tirar a responsabilidade de cima de nós.

    Assim: alunos, pais, alguns professores e o poder publico tem responsabilidades concretas sim no processo de fracasso. no entanto é mais fácil encontrar um culpado e ficarmos livres desse encargo. é preciso admitir isso....

    BOM DIA, OUTRO ANONIMO...
    O DEBATE ESTA FICANDO MELHOR

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